FAQ


  1. O que é um Hackathon e o HSClima?

    Os hackathons são eventos competitivos no qual os participantes, frequentemente agrupados em equipes, enfrentam desafios específicos em um período de tempo determinado para criar soluções e projetos seguindo um determinado contexto predefinido pelo Hackathon. Os participantes utilizam da colaboração e criatividade para transformar ideias em uma realidade tangível que possa ser aplicada no mundo real.

    Nessa perspectiva, em virtude da recente tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul, o Hackathon HSClima tem como pauta principal criar soluções e projetos que possam ajudar a população brasileira a lidar com catástrofes climáticas em todo o país, para que situações como a que está acontecendo no Sul do Brasil possam ser evitadas, ou que ao menos as consequências de desastres como esse possam ser mitigadas.

    Portanto, ao final do evento, os projetos desenvolvidos são apresentados a um painel de avaliadores, demonstrando não apenas os resultados alcançados, mas também os processos de aprendizado e colaboração empregados ao longo da jornada.

    Além disso, os melhores projetos desenvolvidos no HSClima serão hospedados pela SBC, recebendo um amparo para que possam se consolidar e ajudar, de forma prática, o Brasil a lidar com as diversas catástrofes climáticas que afetam o país.


  2. Quais são os benefícios de participar de um Hackathon?

    Os participantes recebem a oportunidade de exercitar a sua criatividade durante a competição para criar soluções inovadoras. Através da solução de problemas em conjunto, é uma ótima oportunidade para networking e desenvolvimento pessoal e profissional.

    Além disso, o principal benefício em participar do HSClima é poder criar soluções que possam ajudar, na prática, o Brasil a lidar com catástrofes naturais climáticas, seja a que assolou o Rio Grande do Sul, ou seja outras que afetaram, afetam e irão afetar outros estados e regiões do país.


  3. Para onde será destinado o valor arrecadado com o evento?

    Diante da tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul, todo o valor arrecadado no evento com inscrições, patrocínios etc será doado às instituições que estão atuando nos locais mais críticos para socorrer as vítimas afetadas por essa catástrofe, as quais necessitam de amparo para lidar com as consequências desse desastre.

  4. Onde será realizado o Hackathon?

    A competição será realizada de maneira remota. Portanto, é possível participar de qualquer lugar do Brasil, ou até de outros países.

    Será disponibilizado um canal do Discord oficial como um dos meios oficiais de comunicação entre os organizadores do HSClima e os participantes da competição. Além disso, vale ressaltar que esse ambiente pode ser usado também para os participantes se comunicarem durante o evento para a elaboração dos projetos.


  5. Quem pode participar do Hackathon?

    Qualquer pessoa ou equipe que se inscrever pode participar do evento. É possível participar mesmo sem ter experiência prévia, ou sem ter participado de um Hackathon anteriormente.

  6. Qual o período de inscrições?

    As inscrições iniciam no dia 13/05/2024 às 00:00 e terminam no dia 20/05/2024 às 18:59 e deverão ser feitas através do site da JEMS. Além disso, o valor da inscrição no evento será de R$ 50,00 por equipe.

  7. Qual o período da competição?

    A competição começa no dia 16/05/2024 às 00:00 e o prazo final para a entrega dos projetos será no dia 20/05/2024 às 23:59.

  8. Posso competir sozinho ou preciso de uma equipe?

    É possível competir no Hackathon sozinho, de forma individual e também é possível participar do evento em equipe, que pode ser composta por no máximo 5 membros.

  9. Haverá certificado de participação?

    Sim, haverá um certificado de participação no evento de 40 horas para todos os participantes.

  10. O projeto desenvolvido pela equipe será propriedade de quem?

    O projeto será inteiramente propriedade da equipe desenvolvedora.

  11. Como será a classificação?

    As equipes avaliadas em 1º, 2º e 3º lugar serão com reconhecimento especial e um selo inédito da SBC.

  12. Qual é o critério de avaliação dos projetos?

    A avaliação será realizado em 2 etapas:
    • Etapa 1: revisão por especialistas da área considerando: aplicabilidade, qualidade, reprodutibilidade, escalabilidade e outros fatores considerados importantes para aplicações pertinentes a este tema;
    • Etapa 2: As top 10 soluções elencadas na primeira etapa serão ranqueadas através de uma votação popular; Os participantes são incentivados a divulgar em suas redes sociais ou até mesmo contar com ajuda de outras pessoas para impulsionar a votação para o seu próprio projeto.

  13. Meu projeto não está dentro de uma das categorias predefinidas, e agora?

    Algumas das categorias que os projetos podem abranger podem ser verificadas na página do evento, no entanto os projetos não são limitados a nenhuma dessas categorias. É possível desenvolver projetos que abordam outras categorias ou até mesmo elaborar soluções que unifiquem mais de uma categoria. Só é necessário que o projeto esteja contemplando o eixo principal da Hackathon: soluções para lidar com catástrofes climáticas.

  14. Qual a data para a divulgação dos resultado?

    Os resultados serão divulgados até 02 de junho de 2024.

  15. Não encontrei minha dúvida no FAQ, como proceder?

    Envie um e-mail para hsclima@inf.ufsm.br, ficaremos felizes em ajudar no que for possível.